25 de abril de 2009

Crivo das três peneiras

Certo dia Augustus foi a Sócrates contar-lhe algo:
- Sócrates tenho algo a dizer-lhe!
Antes que Augustus terminasse o que iria dizer a Sócrates interrompeu-o, dizendo-lhe:
- Antes de falares o que queres que eu ouça, sabes se este passou pelo crivo das três peneiras?
- Não.
- Vamos a 1ª, a da verdade: o que vais dizer, sabes se é de fonte segura, vistes o fato?
- Não o sei Sócrates, contaram-me, por isso não o tenho certeza?
- Bom, então não passou na 1ª peneira. Vamos a 2ª, a da bondade: o que vais dizer queres que digam de você?
- Não Sócrates, absolutamente não!
- Então está também não passou na avaliação da 2º peneira, vamos a 3º e última, a da necessidade: este assunto ajuda alguém, é de interesse mútuo, é para bem de todos?
- Nesta última pude perceber que o assunto não tem interesse algum.
- Antes que vos me fales este dito, tens este que passar pelo crivo das três peneiras. Caso isto não o for, enterre o assunto, pois não precisamos de algo a mais para envenenar e criar discórdias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário